lombalgia fisiatria

Cuidando de suas costas no trabalho

Parece até bobagem, mas você precisa cuidar das suas costas, não importa se você trabalha sentado o tempo todo, ou em pé o tempo todo ou carregando peso. Você precisa prestar atenção nas suas costas para não correr o risco de causar lesões ou dores nessa área que é tão frágil. Para você não ficar sem saber o que fazer e como cuidar da saúde das suas costas vamos te ajudar.

 

Para começar você precisa saber que suas costas podem ter dores por diversos motivos, sabe aquela dorzinha que aparece no final do dia depois de ter levantado muito peso? Essa é uma dor bem simples que passa com um dia ou no máximo dois. Mas existem algumas dores que aparecem e incomodam muito e demoram para ir embora.

 

E o que pode ser dores nas costas? Pode ser muita coisa, pode ser apenas um incomodo que você sentiu como já falamos por ter sobrecarregado muito em um dia de trabalho, mas pode ser diversas doenças como:

  • Lombalgia aguda;
  • Lombalgia crônica;
  • Cansaço;
  • Hérnia de disco;
  • Lesão;
  • Acidentes ou traumas;
  • Excesso de peso;
  • Osteoporose;
  • Envelhecimento da coluna e outros.

 

É sempre bom ficar atento no seu corpo e nas dores que aparecem, você precisa cuidar e prevenir para que nenhum dos problemas citados aparecam. Por isso a primeira coisa que você deve fazer é se exercitar, se você se exercita já corre menos risco de ter qualquer um desses problemas.

 

Quando você faz exercício físico a musculatura fica mais forte e com isso você corre menos risco de cair, sofrer fraturas, acidentes e outros problemas, além disso a musculatura ajuda a proteger outras áreas da coluna. Se você não tem costume de fazer exercício físico comece a procurar formas de se exercitar, você não precisa frequentar uma academia, você pode fazer aulas de dança, pilates, artes marciais, natação, corrida ou outros exercícios.

 

Protegendo a coluna

 

No seu trabalho você precisa cuidar da coluna, vamos citar aqui três tipos de trabalho que podem afetar bastante a coluna, são estilos de trabalho que podem prejudicar sua coluna se você não ficar atento. Esses estilos de trabalho são os que você fica muito tempo sentado, o trabalho que você só fica em pé, principalmente se fica de salto e o que carrega peso.

 

Se você está dentro de algum desses estilos acompanhe e aprenda como cuidar de suas costas e prevenir dores.

Trabalho muito tempo sentado

 

A pessoa que trabalha muito tempo sentada pode desenvolver a má postura, ela acaba cansando de ficar sentada e acaba mudando de posição e essas posições muitas vezes são desfavoráveis. Quando você fica muito tempo sentado e ainda não faz exercício físico a musculatura da região lombar fica relaxada demais e enfraquecida, isso aumenta ainda mais a pressão na coluna e ocasiona dor.

 

É importante alterar a posição durante o dia e mexer com mais frequência, mas é muito importante prestar atenção na sua postura. Uma dica legal é controlar o tempo que você passa sentado, coloque um alarme no celular para avisá-lo que está no momento de levantar um pouco. Durante esse tempo vá beber água, ande um pouco, saia do lugar, você pode realizar movimentos para sua coluna.

 

Você pode levantar e ir até a mesa do seu colega ao invés de ligar, essas pequenas mudanças já ajudaram muito. São formas simples e fáceis de executar que não requer nada, mas existem outras opções como mudar a cadeira que você senta se houver essa possibilidade, fazer paradas maiores, ou até mesmo parar um tempo para se alongar. Pode ter certeza que essas pequenas atitudes farão uma enorme diferença e seu corpo irá agradecer.

 

Trabalho muito tempo em pé

 

Muitas pessoas trabalham o tempo todo em pé, pessoas que trabalham em fábricas, as que trabalham em lojas, nesses casos é importante também vigiar sua posição e descansar um pouco, pois ficar muito tempo em pé causa dor na coluna. A primeira coisa que deve fazer se você trabalha muito tempo em pé é escolher o calçado correto, não use um calçado que aperta o pé ou te deixa desconfortável e muito menos um com salto muito alto.

 

Você pode até achar o calçado confortável e o mais indicado veio, mas cuidar da saúde das costas é mais importante que isso, você vai estar prevenindo muitas dores. Outra coisa que deve fazer é descansar, veja se existe a possibilidade de sentar um pouco e até andar se você fica em pé e parado.

 

Essas atitudes são simples mas vão ajudar demais a sua coluna. Outro ponto muito importante para as pessoas que trabalham em pé é vigiar o peso, como já falamos anteriormente, o excesso de peso causa dor das costas. Se você tem excesso de peso e ainda trabalha em pé a chance de aparecer dores nas costas é muito grande, por isso fique atento e vigie seu peso.

 

Se você está com dificuldade para emagrecer entre em contato com um nutricionista e peça uma dieta balanceada, você pode mudar sua alimentação e reeducar para não correr o risco de ter dores. É sempre melhor remediar as dores do que passar por elas, além disso o excesso de peso ou obesidade pode trazer outras consequências até piores. As pessoas obesas têm mais chance de ter doenças cardíacas e diabetes, por exemplo. Fique de olho na sua saúde, não só das costas, mas do corpo inteiro.

Trabalhando e carregando peso

 

As pessoas que trabalham carregando peso diariamente precisam ficar atentos na sua postura e na quantidade de peso que carregam, nunca é bom carregar mais do que pode aguentar. Essa atitude pode parecer boba agora que você está mais novo, mas depois e com a idade essa sobrecarga nas costas pode ser um dos fatores para as dores e doenças.

 

Para você ter uma ideia o ser humano pode carregar até 10% do seu peso, isso parece pouco, mas é o indicado. Se você sobrecarrega demais, o risco de desenvolver uma dor é muito grande, e devemos alertar que até as pessoas que não trabalham carregando peso, mas que tem bolsas e mochilas muito pesadas, correr esse risco.

 

Agora imagina quem trabalha o tempo todo carregando e descarregando um caminhão cheio de produtos e caixas pesadas. O ideal é distribuir o peso, se você pode e consegue distribuir o peso das coisas que carrega é um bom passo. Você também precisa parar um pouco para descansar e fazer alongamentos e o mais importante, não sobrecarregar, carregue apenas o que você consegue.

 

Essas são só algumas dicas para você que se encaixa em um desses trabalhos. Se você já está sentindo alguma dor nas costas devido ao estilo de trabalho que leva é importante procurar um médico para tratar a dor ou até pedir um afastamento por alguns dias até você melhorar.

 

A coluna não é brinquedo e se você sente dor é importante ficar de olho para não deixar piorar o problema. Mas se não sente nenhuma dor ou incomodo e trabalha nesse estilo, é interessante começar a mudar os hábitos e usar as dicas que demos.

 

Lembre-se também de compartilhar as dicas com os colegas de trabalho, quem sabe vocês não se ajudam e conversam com o chefe para criar um tempo de descanso, um horário para alongamento e uma quantidade de quilos que vocês podem carregar.

 

 

 

 

 

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center