hernia de disco

O que é Hérnia de disco?

O que é a Hérnia de disco?

hernia de disco fisiatria

É uma doença que ocorre quando um dos discos de nossa coluna vertebral sai da posição normal, comprimindo os nervos da medula espinhal. É uma situação bastante comum, normalmente acometendo as regiões lombar ou cervical, que são as que mais se expõem a movimentos ou cargas.

A coluna vertebral é composta principalmente por vértebras, por onde posteriormente existe um canal aonde a medula espinhal passa, levando informações do sistema nervoso central. Entre estas vértebras, existem os discos intervertebrais, que são estruturas formadas por um tecido cartilaginoso, com função de absorção de impacto e proteção da coluna.

A hérnia de disco ocorre quando há um desgaste destes discos, que acabam saindo destes discos e geram uma compressão de raízes nervosas, podendo resultar em dor.

Quais são as causas da hérnia de disco?

Existem diversas causas que podem provocar este deslocamento de disco da coluna. Para você entender melhor o processo, explicaremos como é a formação da coluna espinhal.

Cada disco invertebral possui formato de anel e eles ficam localizados entre as vértebras que formam nossa espinha. Estes discos têm a função de evitar atrito entre as vértebras, sem que se perca a movimentação entre elas. Por este motivo, são constituídos de cartilagem elástica.

O desgaste deste tecido cartilaginoso é a causa mais comum de hérnia de disco. Ele é causado pela movimentação diária, ou seja, por uso repetitivo. Quando isto acontece, os discos saem das vértebras e comprimem os nervos da região, causando dor bastante aguda. Porém, levantar cargas excessivas também pode levar a este deslocamento de disco.

Sintomas de hérnia de disco

Algumas pessoas têm hérnia de disco e nem sabem disso, muitas vezes o sintoma não aparece, mas na maioria dos casos de hérnia de disco lombar o paciente sente dores insuportáveis e ela se concentra na região lombar e cervical da coluna. Além da dor insuportável, a pessoa com sintomas de hérnia também pode sentir:

  • Prostração e sensação de formigamento;
  • Dores nos braços ou pernas, dependendo do local onde a hérnia está localizada, como estamos falando da hérnia na região lombar é sentida nas pernas;
  • Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas atingidos pela hérnia de disco lombar.

Esses são os sintomas mais comuns, se você começar a sentir muita dor na região lombar é bom ficar atento e procurar ajuda médica. Se as dores são muito fortes e persistentes e você tiver alguma sensação de dormência, fraqueza, perda de movimento ou alterações nos hábitos de urinar precisa procurar um médico já.

A hérnia de disco não é um problema muito grave, mas deve ser levado a sério, principalmente por causa da dor. Em alguns casos é impossível conviver com a dor, da mesma forma que algumas pessoas não sentem nada. E mesmo que você não está sentindo dor, mas observou algo irregular é importante procurar um médico para fazer exames e verificar se está tudo bem.

Não é legal brincar com a saúde e quando você sente alguma dor precisa dar atenção para ela. Por isso procure um médico e por mais que você não sinta nada é importante fazer uma visita anualmente, principalmente se já tem mais de 50 anos de idade.

Diagnóstico e tratamento

Assim que você procurar um médico ele fará o diagnostico, nesse caso o médico especializado nesse problema é o ortopedista ou o médico fisiatra, especialista em reabilitação e dor. Assim que o médico suspeitar do problema é feita uma avaliação clínica, será levado em conta as características dos sintomas e os resultados e exames neurológicos. O médico geralmente pede exames de:

  • Raio-X;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância nuclear magnética;
  • Eletromiografia para determinar exatamente a raiz do nervo em questão;
  • Mielograma para determinar o tamanho e a localização;
  • Teste de velocidade de condução do nervo;
  • E outros exames que podem ajudar a determinar o tamanho da lesão e a região exata.

Depois dos exames e confirmando o problema de hérnia de disco lombar o médico passará o tratamento. O tratamento é bem simples e logo você vai voltar a rotina normal. A primeira parte do tratamento é um período curto de repouso com medicamentos para administrar a dor, geralmente analgésicos. Depois desse período passa para a fisioterapia, o tempo da fisioterapia será determinado pelo médico, vai depender do grau do seu problema. Depois de passar por essas duas etapas a maioria das pessoas conseguem ter uma melhor significativa e se recupera conseguindo retornar as atividades normais.

Se depois de passar por essas duas etapas o paciente não melhorar, são poucas as pessoas que não melhoram, o tratamento começa a ser outro. Em alguns casos o tratamento inclui injeções de esteróides ou até mesmo cirurgia. É importante frisar que a cirurgia só é indicada em casos mais complicados e que não existe possibilidade de melhorar e tratar apenas com o que já falamos.

Mesmo assim indicamos sempre que você procure a opinião de outro especialista caso seu médico indique a cirurgia. Esse é um processo um pouco complicado que deve ser feito apenas em casos graves que não melhoram com os procedimentos mais simples.

Se você sofreu o deslocamento de disco por causa de uma lesão o tratamento será um pouco diferente. O médico receitará anti-inflamatórios e analgésicos se a dor for muito forte, ele também pode receitar relaxantes caso o paciente tenha espasmos nas costas. O trabalho com o fisioterapeuta também será diferente, ele vai mostrar posições e exercícios para minimizar as dores causadas pela hérnia.

Alguns médicos também vão recomendar compressas com gelo ou calor, estímulos elétricos e imobilização temporária do pescoço e da parte inferior das costas. Por isso é tão importante procurar um médico, não dá apenas para tomar analgésicos em casa e simplesmente esperar que o problema resolva sozinho.

Como prevenir a hérnia de disco

Para prevenir a hérnia de disco lombar você precisa adquirir um hábito mais saudável com prática regular de atividade física, alongamentos e fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral. Comece também a manter uma boa postura em todas as posições do dia a dia, então, se sentar, sente da forma correta, se deitar, deite da forma correta, na hora de praticar exercícios também mantenha a postura correta.

Evite exageros, tanto das atividades físicas, quanto do tempo que fica na mesma posição. Evite também excesso de peso, cigarros e bebidas alcoólicas. Faça também a atividade física adaptada para sua faixa etária, siga também as orientações do seu médico e do seu professor de educação física.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Uma resposta para “O que é Hérnia de disco?”

  1. […] 80% das pessoas irão sofrer de dores na lombar em algum ponto da vida, e dor nas costas é o motivo número um para procurar a acupuntura, de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center