dor no ombro

Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado: Alguns fatos importantes para entender a doença

Também conhecido como Capsulite adesiva do ombro, o ombro congelado pode ser bem doloroso, assim como pode limitar bastante sua habilidade de funcionar normalmente.

Muito comum em pessoas com 40 entre 60 anos, o ombro congelado afeta 1 em cada 30 pessoas em algum ponto. Estranhamente, é mais provável que afete o braço você não usa para escrever.

Os sintomas do ombro congelado podem durar de dois a três anos. Eles tendem a começar com uma fase de congelamento, quando seu ombro se torna dolorido e gradualmente mais e mais endurecido. Na fase dois, a fase ‘congelada’, a dor geralmente melhora, mas a rigidez pode piorar, até que você dificilmente possa mexer seu ombro. Torcer seu ombro para fora (exemplo, por suas mãos atrás da cabeça) pode ser especialmente difícil. Finalmente vem a ase de “descongelamento”, quando a dor alivia e movimento aos poucos volta ao normal. Cada fase pode durar vários meses.

Pelo lado positivo, há diversos tratamentos para aliviar os sintomas- E o congelamento raramente atinge o mesmo ombro duas vezes.

O que causa o ombro congelado

A articulação do seu ombro é revestida com uma fina cápsula de proteção. Os médicos não estão bem certos de por que o tecido cicatricial pode se acumular na cápsula, fazendo com que ela engrosse, endureça e encolha.

Como posso ajudar?

A dor no ombro e distensão são muito comuns – em parte porque ombro é uma articulação tão complicada, com um prendedor de tecidos conectivos e muitos músculos que lhe permitem mover-se em todas as direções para danificar o tecido da cicatriz.

Tem muito o que dar errado. Nem todas as dores no ombro terminam com um ombro congelado, se você tiver alguma dor no ombro é importante movê-lo em todas as direções diversas vezes por dia para diminuir o risco do enrijecimento. Seu médico pode sugerir exercícios.

Quais são os tratamentos para capsulite adesiva?

Analgésicos como o paracetamol (com codeína, se necessário) podem ajudar a aliviar a dor. Assim como comprimidos anti-inflamatórios ou géis contendo ibuprofeno ou naproxeno, que irão reduzir a inflamação também.

Compressas quentes ou frias (nunca aplicar gelo diretamente sobre a pele) também podem aliviar os sintomas. E se os seus sintomas não passarem rapidamente ou parecerem piorar, o seu médico pode encaminhá-lo para um fisioterapeuta.

Os médicos especialistas como o médico fisiatra podem passar exercícios regulares e oferecer uma máquina TENS, que fornece pequenas correntes elétricas que podem ajudar com a dor. Uma injeção de esteroides na articulação, enquanto não há uma cura permanente, pode reduzir a dor e a inflamação durante várias semanas.

Cirurgia para ombro congelado

Se seu ombro ainda está causando problemas, mesmo depois de você ter seguido corretamente outro tratamentos, pode ser que o médico lhe ofereça um de dois tipos de cirurgia, ambos com anestesia geral.   O primeiro tipo de cirurgia envolve mover seu ombro em todas as direções para terminar com o tecido da cicatriz.

A segunda é a cirurgia laparoscópica usando um “artroscópio ‘- seu cirurgião irá esticar a cápsula do ombro e remover o tecido cicatricial. Em ambos os casos, vai ser indicado um acompanhamento em fisioterapia para manter o movimento do ombro.

Sofrendo o deslocamento

O ombro é uma articulação “bola e soquete” e o soquete (na parte superior externa no canto de sua omoplata) é muito superficial. Isso significa que é relativamente fácil de empurrar a bola para fora do soquete em uma queda pesada. Cerca de 95% de deslocamento de ombro são frontais – a bola no topo do úmero (Osso do braço) é empurrado para a frente.

Lesões desportivas são as causas mais comuns em pessoas mais jovens, enquanto que em pessoas mais velhas é principalmente uma queda sobre um braço estendido. Você não pode deixar de notar que o seu ombro vai ficar muito dolorido, você não será capaz de movê-lo e você poderá ver um caroço.

Encaminhe-se diretamente para o pronto socorro e faça um raio-X para verificar. Se houver ossos quebrados o médico irá colocá-lo de volta no lugar sob sedação. Você vai precisar usar uma tipoia por algumas semanas e visitar um fisioterapeuta regularmente. Vai se sentir melhor dentro de algumas semanas, mas a recuperação completa pode levar até quatro meses.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Uma resposta para “Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado: Alguns fatos importantes para entender a doença”

  1. Olá, a lyrica (pregabalina) pode ser recomenada no caso de ombro congelado?
    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center