artrose osteoartrose

O que é osteoartrose?

 

osteoartrose

A osteoartrose também é conhecida como osteoartrite ou artrose, ela é uma doença que ataca as articulações e favorece o desgaste da cartilagem, muitas vezes ela causa dor e inchaço. Essa doença pode afetar uma articulação ou mais, as mais afetadas são as do joelho, conhecidas como gonartrose, do quadril, chamada de coxartrose e dos dedos chamada de poliartrose digital.

Esses lugares citados são os mais comuns, mas a osteoartrose também aparece nos pés, mãos, punhos, ombros, cotovelos e outros. Por isso é importante ficar atento, principalmente se você tem tendência ou características que facilitam o desenvolvimento. Mas que características são essas e como vou saber se tenho tendência? Nós já vamos explicar.

Antes de contar as causas e mostrar quais pessoas tem mais tendência a desenvolver a doença vamos entender um pouco de cartilagem. Com certeza você já ouviu falar sobre ela e já estudou na época de escola, ela é um tecido mais rígido que possui uma cicatrização lenta. Ela é branca ou acinzentada e se adere às superfícies articulares dos ossos.

Sabe a ponta do seu nariz e sua orelha? Elas são mais macias, isso não é osso e sim cartilagem. A cartilagem serve para proteger, dar forma e sustentação para algumas partes do corpo e também serve para prevenir o atrito entre os ossos. Quando a osteoartrose aparece ela desgasta a cartilagem e essa cartilagem deixa de prevenir o atrito entre os ossos. Agora ficou fácil de entender como acontece não é? Vamos então ver o que pode causar esse problema.

Causas

Essa doença pode estar relacionada a várias coisas como sexo, densidade óssea, genética, fatores nutricionais e metabólicos, entre outras coisas. Algumas pessoas têm fatores de risco ou tendência como já falamos, o risco aumenta em algumas situações, veja:

  • Na idade avança: com o passar dos anos o risco de artrose aumenta, isso porque o desgaste já é natural;
  • Pessoas que já têm desalinhamento das articulações: o desalinhamento causa o aumento do impacto e do processo degenerativo;
  • Sexo: as mulheres têm mais propensão a desenvolver artrose, mas o motivo ainda não está claro;
  • Deformidades ósseas: algumas pessoas têm deformidade óssea, elas já nascem com articulações malformadas ou defeituosa, isso aumenta muito o risco de osteoartrite;
  • Excesso de carga: o excesso pode ser o sobrepeso ou o aumento de atividade física sem acompanhamento adequado;
  • Profissões de risco: algumas profissões são de risco e ajudam a desenvolver a artrose, as profissões que exigem muito esforço repetido pode desgastar a articulação e desenvolver a osteoartrite;
  • Lesões: as lesões nas articulações como ferimentos causados pela prática de esportes, acidentes e outros aumentam o risco de ter a doença;
  • Pé diferente: já falamos aqui de alguns problemas que aparecem no pé como esporão de calcâneo e a tendinite do calcâneo. O pé plano ou cavo demais causa um desalinhamento e desgaste articular e com a idade esse problema pode ir piorando;
  • Fraqueza muscular: a pessoa que tem a musculatura fraca não consegue proteger a articulação, por causa disso ela fica mais vulnerável a doença;
  • Cirurgias: sim, alguns procedimentos cirúrgicos podem deixar a articulação mais instável. São cirurgias como a reconstrução ligamentar e a retirada de meniscos;
  • Doenças: por último não podíamos deixar de citar as doenças, algumas favorecem o aparecimento da artrose como o hipotireoidismo, diabetes, doença de Paget, gota e outros.

As causas podem ser muitas e você deve ficar atento se tem alguma relação com as causas citadas aqui. As mulheres então, devem ficar mais atentas ainda, pois além das causas citadas, só de ser mulher a tendência já está sobre ela. Mas não se apavore, pois a artrose causa dor, mas existe tratamento.

A osteoartrite é classificada em dois tipos, primária e secundária. A primária acontece por causa do uso excessivo da articulação, independente do lugar, pode ser joelho, pés, dedos ou outros. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa dano à cartilagem, isso causa dor e inchaço. Essa artrose primária é genética e pode ser encontrada em várias pessoas da mesma família, sendo uma doença hereditária.

No caso da artrose secundária existem as causas que levam a ela como obesidade, traumas, cirurgias e doenças. A artrose secundária é uma consequência de alguma ação, doença ou condição, não tem relação com hereditariedade.

O que vou sentir

Já foi dito que a artrose causa muitas vezes dor e inchaço, mas não é só isso, esses são os sintomas mais comuns e geralmente pioram no final do dia. Mas a pessoa que ter artrose também vai sentir calor, limitação dos movimentos, rangidos, rigidez articular quando a pessoa fica muito tempo na mesma posição, entre outros.

A intensidade desses sintomas e até da dor vai variar muito de acordo com o local e também com o paciente. Alguns sentem tanta dor que ficam debilitados, outros podem ter poucas dores e conseguir fazer as tarefas diárias normalmente. Muitas vezes as pessoas têm osteoartrose, principalmente nas mãos e joelhos, e passam anos sem apresentar nenhum sintoma.

Quando a osteoartrite é na coluna vertebral os sintomas são dores no dorso, pescoço e região lombar. Se houver formação de bico de papagaio ao longo da espinha a pessoa pode sentir dor na área, dormência e formigamento nos membros superiores ou inferiores, dependendo da localização. No caso dos dedos das mãos a artrose provoca formação de nódulos duros e causa deformação.

Se você observar qualquer um desses sintomas e perceber que tem predisposição para ter a doença não deixe de procurar um médico. Pode não ser nada, mas é melhor prevenir. Você não pode se auto medicar nem ficar deixando para depois, quanto antes você descobrir a doença melhor é. Por isso procure seu médico e peça uma avaliação no local ou locais que esta sentindo dores ou outros sintomas, talvez o problema não é osteoartrose, mas é outro.

É indicado procurar um médico sempre que observar algo errado com o corpo, claro que você não precisa sair correndo assim que ver, mas é bom observar e se o sintoma persistir vá ao médico.

Tratamento

Assim que você procurar o médico ele fará alguns exames, o primeiro exame é o físico, ele irá examinar a articulação afetada, vendo a sensibilidade, vermelhidão e inchaço. Também vai observar o movimento da articulação e pode pedir exames de imagem e  de laboratório. Esse exame de imagem pode ser raioX e ressonância magnética, no caso do exame de laboratório seu médico pode pedir exame de sangue ou análise do líquido articular.

Assim que descobrir o real problema o médico passa para o tratamento, se você está com artrose o tratamento vai depender do local, mas você pode fazer:

  • Tratamento com medicamentos para tratar a dor e reconstruir a cartilagem;
  • Tratamento físico como: fisioterapia, osteopatia e ergoterapia;
  • Operação para colocamento de prótese;
  • E precisar de auxílio ortopédico.

O tratamento vai depender do seu caso, é importante conversas bastante com o médico para entender muito bem o tratamento. Se para resolver o seu problema é só uma operação, esteja seguro de que isso é realmente preciso, se você não conhece muito bem o médico é interessante pedir uma outra opinião.

Geralmente os médicos só indicam uma cirurgia em casos mais graves que o medicamento ou a o tratamento físico não vai adiantar, mesmo assim é bom você conhecer bem o trabalho do médico. Ninguém quer passar por uma cirurgia sem precisar.

Se você tem predisposição para a doença, mas ainda não sentiu nenhum sintoma está na hora de começar a prevenir, pois existem formas de prevenir. A primeira coisa que deve começar a fazer é exercícios, mas faça exercícios com acompanhamento do profissional. Se você não quer ir para a academia, pode fazer em casa mesmo, mas tome muito cuidado com os movimentos que faz.

É interessante fazer pelo menos um alongamento de 15 minutos todos os dias, dessa forma você vai se exercitar e não vai exigir demais do corpo e correr o risco de causar um trauma. É importante também descansar, algumas pessoas trabalham o tempo todo e exigem muito do corpo, e só conseguem sentar um pouco ou deitar bem tarde. O sono é fundamental para controlar seu organismo.

O controle do peso também é muito importante, você precisa manter um peso adequado que não prejudique os joelhos e outras articulações. A sobrecarga pode acelerar o processo de degeneração.

Com essas mudanças você já vai ver uma diferença no seu corpo e provavelmente vai retardar o aparecimento da artrose. Fique ligado aqui pois tem sempre dicas legais e informações pertinentes.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center